sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quebra-dente

Nome científico: Tabernaemontana catharinensis
Família: Apocynaceae

Sabe aquele cheiro gostoso de flor que a gente sente quando bate uma brisa voltando para casa, ao entardecer? Essa planta é uma das responsáveis por essa sensação deliciosa.
Aqui no Campeche ela é conhecida como Quebra-dente, mas também tem outros nomes como jasmim-catavento ou leiteiro.
Fica toda florida na primavera, e é muito apreciada como planta ornamental, se observarem bem por aí vão vê-la em muitos quintais.
Além do cheiro agradável e sua beleza, pesquisadores também descobriram que ela produz compostos químicos que inibem o veneno da cascavel depois de terem observado que moradores de uma cidade do interior de São Paulo usavam suas raízes raladas para amenizar os efeitos da picada. Outra pesquisa demonstrou que ela também produz compostos com ação anti-tumoral. Para saber mais acesse: http://www.usp.br/agen/repgs/2004/pags/138.htm .
Incrível como uma única planta pode ter tanta importância, né?
Aproveitem que agora ela está florida para localizá-la por aí! E logo ela dará frutos, aí é só colher as sementes e  plantar no seu quintal também!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Camarinha

Nome científico: Gaylussacia brasiliensis
Família: Ericaceae

Essa plantinha é uma das minhas preferidas!
Mas apesar das flores tão bonitas, ela é muito pouco conhecida, só os nativos mesmo é que a conhecem, e inclusive apreciam muito o sabor adocicado de seus frutinhos.
Encontra-se a camarinha nas dunas, mas agora com o mundaréu de prédios que estão sendo construídos na beira da praia no Campeche, está cada vez mais difícil de encontra-la.
É um pequeno arbusto, com flores cor-de-rosa e um frutinho que é uma pequena bola preta, e é comestível. Mas cuidado! Tem outras plantas que tem frutos muito parecidos, inclusive tem uma que teima em ocorrer junto com a camarinha, e que tem um gosto horrível, daqueles que amarra a boca! Por isso para comer é preciso saber reconhecer bem a planta.
Quer conhecer? Presta atenção então nas dunas, e pede ajuda para algum nativo, que eles sim conhecem e apreciam ela.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chegou a primavera!!

O blog andou meio abandonado nos últimos meses, devido ao meu envolvimento com o final da minha dissertação, final da gravidez, e chegada do meu filhinho Caio. Mas eis que hoje fui passear no quintal com ele e me surpreendi com a quantidade de flores, sim, chegou a primavera!!
A guabiroba que tenho no meio do quintal está extremamente florida, e de manhã bem cedo ouvia-se um zumbido embaixo dela, quando olhei melhor, eram muitas abelhas, aproveitando o nectar e polinizando as flores, mmm, que delícia, sinal que logo mais teremos muitos frutinhos para comer.
Nessa época a restinga fica com um cheiro maravilhoso, a mistura da umidade com o calor chegando e as flores dão um toque especial no caminho para a praia. Fora o azul do céu que parece ainda mais profundo...
Logo volto com mais plantas, e continuo a disposição para qualquer informação.

Abraços floridos!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Guabiroba



Nome científico: Campomanesia litorallis
Família Myrtaceae

   Para inaugurar 2010, vamos falar sobre a Guabiroba, que é mais uma planta com um frutinho delicioso presente nas restingas de Florianópolis.
   A guabiroba tem as folhas parecidas com as da pitanga, só que geralmente são maiores e tem as bordas onduladas. O frutinho mede cerca de 2 centímetros, e quando maduro tem a coloração amarela. Difícil é encontrar o frutinho maduro, pois ele é um alimento muito apreciado pelos animais, sejam insetos ou aves, que muitas vezes chegam antes de nós!
   Nas dunas normalmente encontramos a guabiroba misturada a outras espécies, formando moitas onde só conseguimos ver as suas folhas saindo no meio de outras folhas de outras espécies. Mas há quem as cultive em quintais, e aí aparecem como pequenos arbustos.
   E você, já conhecia a guabiroba?