O termo restinga é utilizado para designar um conjunto de ecossistemas costeiros que se desenvolvem em terrenos arenosos.
Sabe aquela vegetação que se vê na beira da praia e sobre as dunas? Essa é a restinga!
Além da praia e das dunas, antigamente a restinga ocupava boa parte das áreas planas da Ilha também, e ainda podemos ver resquícios dessa vegetação nos terrenos sem construção.
A restinga é muito diversificada, e ao contrário do que muitos pensam, não é composta somente por plantas rasteiras. Caminhando da beira da praia para o interior, a vegetação da restinga vai crescendo cada vez mais. Infelizmente boa parte do que havia de restinga arbórea antigamente, hoje em dia deu lugar a casas, ruas, e até mesmo prédios...
As plantas que crescem na restinga são muito guerreiras! Pois possuem adaptações que as permitem viver em um ambiente com uma série de dificuldades: vento, salinidade, soterramentos, pouca água, muita luz... E além disso são elas que fixam e protegem as dunas.
Prestem atenção na restinga e vejam como ela é linda! Quantas plantas diferentes que formam essa vegetação à beira mar, o cheiro gostoso que exala das trilhas de acesso à praia, e o verde brilhante que salta aos olhos nos dias ensolarados!
Reparem também no "mato" que cresce nos terrenos, como também é composto por várias plantas diferentes. Algumas pessoas quando vão construir suas casas preservam as plantas do terreno, e formam verdadeiros jardins naturais, e o que é melhor ainda, nem precisam gastar muito tempo com cuidados, pois as plantas já são adaptadas ao clima da região.
Imaginem se em nosso bairro nós, seres humanos, e o ambiente natural, com tudo de bom que ele tráz para a gente, pudéssemos conviver em harmonia!
É possível! Se cada um fizer a sua parte e valorizar o que temos de melhor!!!
Adorei!!
ResponderExcluirA restinga é linda mesmo! E que vontade de conhecer a restinga daí!!
Bonito projeto Elisa! Uma ótima forma de divulgação das plantas da restinga e do conhecimento do Campeche!!
Vou adicionar aqui como favoritos.
Graande bjo, Dani.