segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Araçá



Nome científico: Psidium cattleianum
Família: Myrtaceae

   O araçá foi escolhido como a primeira planta a ser divulgada pelo Projeto Plantas do Campeche porque foi a mais citada nas entrevistas realizadas com o moradores nativos. Todos os entrevistados, sem excessão, falaram sobre o araçá, mostrando a importância dessa planta na região.
   Para quem não conhece, o araçá é bem parecido com a goiabeira, tem o mesmo tipo de tronco liso e o mesmo porte. Mas suas folhas são lisas e tem uma pontinha, e o seu fruto é menor, mas não menos gostoso, que a goiaba.
   Em alguns lugares aparece como um arbusto, principalmente mais perto da praia, mas em outros lugares chega a atingir até 6 metros de altura.
   Floresce geralmente de julho a dezembro, dando frutos de setembro a março.
   Além do fruto comestível, a madeira do araçá é bastante resistente, sendo usada para fazer cabos de enxada e outras ferramentas, e quando seca é usada como lenha.
   Atualmente no Campeche existem dois tipos de araçá, o nativo (ou amarelo) e o de enxerto (ou roxo), que é comprado em floriculturas e plantado nos quintais.
   O nativo também é preservado nos quintais, e podia ser mais ainda! Fazer um mudinha de araçá é bem simples, é só pegar o frutinho quando estiver maduro, abrir, separar as sementes e plantá-las em qualquer recipiente que tiver disponível. Elas demoram um pouco para crescer, mas vale a pena esperar um pouco para ter uma ávore frutífera nativa, bonita e com frutos deliciosos, em seu quintal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário