quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aroeira Vermelha


Nome científico: Schinus terebinthifolius
Família: Anacardiaceae

   A aroeira vermelha também é uma planta famosa no Campeche. Os antigos apreciam sua presença nos quintais por atrair as aves, pois seus frutinhos vermelhos servem de alimento para elas.
   Mas não são só os passarinhos que apreciam os frutinhos da aroeira, eles são também utilizados na culinária de vários países, como a Tailândia, como tempero. Pode-se inclusive comprá-los em mercados, como pimenta rosa. E é caro! Quem diria, o que muitos achavam que era veneno, é tempero! E dos bons! Tem um gosto adocicado e levemente picante.
   Os antigos ainda usavam a casca da aroeira para tingir as redes de pesca.
   Mas deve-se ter cuidado para não confundí-la com a aroeira preta (Lithraea brasiliensis), que causa uma reação alérgica na pele que é como uma queimação... Os antigos dizem que ao passar pela aroeia é preciso dizer "bom dia, boa tarde", e que a aroeira vermelha respeita, mas que a preta não há "bom dia, boa tarde" que dê conta. E isso faz sentido mesmo, enquanto a aroeira vermelha só afeta algumas pessoas que desenvolvem reações alérgicas a ela, a aroeira preta afeta boa parte das pessoas que mexem com ela.
   A aroeira vermelha cresce rápido e é bem forte, por isso é plantada em vários locais, inclusive estacionamentos. Mas ela libera uma seiva cheirosa e muito grudenta, que quando cai na roupa, nos cabelos, e nos carros, não há quem consiga desgrudar! Por isso, não é uma planta ideal para estacionamentos, ou para fazer sombra para varais. Mas dá uma sombra ótima e atrai os passarinhos, por isso é mais uma das árvores indispensáveis para um quintal ecologicamente equilibrado no Campeche, e em toda Florianópolis.



2 comentários:

  1. Oi Elisa, parabéns pelo blog e pelo bebe tb. Muito interessante sua ideia de dividir essas informações sobre as plantas do campeche, ainda mais sendo estas informações obtidas, tb, via nativos. Muito importante esse respeito aos conhecimentos populares. A ideia de rodar vinhetas na radio campeche foi muito inteligente....
    aqui em casa eu e lorena podemos confirmar o poder da saiva da aroeira vermelha, deu trabalho para tirar do carro. Aprendemos a nao deixar mais o carro embaixo....Achei interessantíssima a dica de uso na culinária...vou experimentar qualquer dia..... Parabéns pela idéia..
    Abçs
    Galego (pai da calliandra)

    ResponderExcluir
  2. Valeu Galego!
    Estou retomando as atividades no blog agora, nos intervalos que o Caio me dá. Fico muito contente de saber que as informações estão sendo válidas para vocês!
    Abração na família.

    ResponderExcluir